Première do filme “Tudo que Aprendemos Juntos” emociona público em Palmas
Aconteceu nesta quarta-feira, 9, no Cinemark de Palmas, a emocionante première do filme “Tudo que Aprendemos Juntos”, que lotou as duas sessões realizadas como parte do 1º Ciclo de Debates e Capacitações do Audiovisual no Tocantins e do Dezembro Cultural, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Inspirado na história real da formação da Orquestra Sinfônica da favela de Heliópolis (SP), o longa dirigido por Sérgio Machado comoveu o público ao retratar a transformação de jovens por meio da música e da arte. A primeira sessão, às 10h, foi voltada à imprensa, produtores culturais e realizadores audiovisuais, e terminou com um debate enriquecedor com o diretor, que compartilhou bastidores da obra e reflexões sobre a força social do cinema.
Já à noite, a sessão das 21h recebeu um público especial: 90 jovens da zona rural do Tocantins, que vivenciaram pela primeira vez a experiência de uma estreia cinematográfica em grande estilo. Para Eva Pereira, idealizadora da ação, o momento foi de conquista. “Realizar essa pré-estreia em Palmas é um marco. Sempre vimos esses lançamentos acontecerem em cidades como Manaus ou Belém. Hoje mostramos que Palmas também é protagonista”, destacou.
A assessora técnica e de planejamento da Secult, Luara Aquino, ressaltou a importância de ações como essa na construção de políticas públicas sólidas para o audiovisual no estado. “Apoiamos iniciativas que promovem o intercâmbio entre profissionais, artistas e o público. Essa integração é fundamental para o crescimento do setor”, afirmou.
A exibição integra o 1º Ciclo de Debates e Capacitações do Audiovisual no Tocantins, que acontece entre 10 e 22 de dezembro. Com uma programação diversificada, o ciclo tem como foco o fortalecimento do setor audiovisual tocantinense, promovendo o acesso ao conhecimento e o debate sobre eixos fundamentais para o desenvolvimento e a expansão da área no estado.
Entre os destaques da programação estão a oficina de Desenvolvimento de Conteúdo Audiovisual, com o cineasta Sérgio Machado, realizada de 10 a 13 de dezembro, e a oficina Políticas Públicas de Fomento ao Audiovisual, ministrada pelo especialista Marcelo Ikeada, de 16 a 18. Já entre os dias 18 e 22, cinco comunidades rurais do Tocantins serão contempladas com oficinas práticas de Iniciação ao Audiovisual e Realização de Vídeo em Mídias Acessíveis, ampliando o alcance da formação e democratizando o acesso às ferramentas do setor.
O ciclo é uma realização da Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo (ATCV), em parceria com Spatium Audiovisual, Instituto Soma Palmas, Jubalina Produções, Tapioca e Cena Aberta, contando com apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).






Deixe um comentário